Ao conhecer a realidade e as potencialidades dos estudantes, o educador tem ideia dos desafios a serem superados em cada etapa. Para isso, propomos dois tipos de diagnóstico: um de perfil da turma e um de levantamento de conhecimentos prévios de Matemática e Educação Financeira. Com o diagnóstico em mãos, o professor inicia o planejamento do Pequeno Projeto Didático Ativo ou PPDA.

Talvez você já conheça bem a sua turma. Mesmo assim, o diagnóstico aqui sugerido poderá trazer indicadores importantes para traçar o perfil dos estudantes com mais segurança.
Determinar o perfil da turma é um momento precioso, no qual o educador mapeia os interesses, os talentos e os desejos dos estudantes. Trata-se de parte importante do processo de criação de atividades que despertem o engajamento desses jovens, assim como da seleção de materiais para subsidiar o trabalho docente. Quando se discute, em sala de aula, algo que tem relação com a realidade, o interesse do estudante pela aprendizagem aumenta e ela se torna mais significativa.

Criamos um link para cada uma das sugestões de ferramentas já com o modelo de aplicação com os estudantes. Clique em cada uma dessas ferramentas para conhecê-las e então aplicá-las com os estudantes por meio da plataforma Google:
Elas viabilizam, inclusive, uma aproximação maior entre educador e educandos, além de descobertas entre os próprios jovens, uns sobre os outros.
Com este diagnóstico, é possível avaliar até que ponto os estudantes dominam os conteúdos que são pré-requisitos para a aplicação deste programa. Se os jovens não dominam conhecimentos básicos, não adianta avançar com o programa sem resolver as dificuldades prévias. Nesse caso, é preciso adotar estratégias para recuperar o conhecimento de forma que todos possam avançar no aprendizado, especialmente ao aplicar os conceitos nos casos de uso do dinheiro e educação financeira. Portanto, com esse primeiro diagnóstico, você consegue ao mesmo tempo:
Antes, porém, avise aos estudantes que o objetivo é saber o que eles já conhecem e não atribuir nota, porque assim eles se sentirão mais confortáveis com o livro e o projeto que vão realizar. Para detectar competências e habilidades, um bom ponto de partida é pensar: Que conteúdos prévios são necessários para abordar esses temas de Educação Financeira e Matemática?.
Para realizar este diagnóstico, você poderá elaborar uma sondagem por meio do Google Formulários e enviá-la aos estudantes via Google Sala de Aula, deixando o link disponível na aba Atividades da turma correspondente. Você poderá visualizar os resultados de forma assíncrona, à medida que os jovens realizam as atividades. Como todas as respostas ficarão disponíveis em seu Google Drive, você poderá acessá-las sempre que necessário ao longo do projeto.
Para aprender como elaborar um formulário Google, acesse este tutorial. Como todas as respostas ficarão disponíveis em seu Drive, você poderá acessá-las sempre que necessário ao longo do projeto.
Após acessar os exemplos e realizar as dinâmicas de diagnóstico com seus estudantes, registre seu PPDA em uma planilha. Assim, você poderá acessá-lo durante a execução do projeto e compartilhá-lo com seus estudantes por meio do Google Sala de Aula. Confira um exemplo de planilha neste link. Você pode copiá-la, preenchê-la e torná-la acessível aos estudantes.